Olá, meninas!
Hoje vou contar-vos a minha experiência com Lunette. Como devem compreender, este é um relato de uma experiência muito íntima e pessoal, diferente de pessoa para pessoa.
Para quem não conhece, Lunette é um copo menstrual reutilizável e hipoalergénico que se utiliza em alternativa aos pensos higiénicos e aos tampões.
O primeiro passo é escolher o tamanho do copo. No meu caso, optei por escolher o tamanho 1 (o mais pequeno) ideal para quem tem pouco fluxo e que ainda não tenha tido parto vaginal. Embora já tenha tido um parto normal, o meu canal é estreito, pelo que o tamanho 2 estava fora de questão.
Depois de receber o copo em casa, confesso, estava aterrorizada: "Ó meu deus, como é que eu ponho isto tudo lá dentro?" Pelo sim, pelo não, e segundo recomendação do folheto, "deixa-me lá comprar um lubrificante à base de água para o caso de haver dificuldade na introdução". Até sonhava com o processo durante o sono, acham normal??? E o mais assustador não era introduzi-lo, era não conseguir retirá-lo...
Enchi-me de coragem e disse para mim mesma "Vamos a isto!"
Casa de banho, copo menstrual e lubrificante à mão. "Deixa-me mas é já pôr lubrificante no copo para ser mais fácil". Uma coisa é certa, depois de encaixar o copo no orifício vaginal ele entra praticamente sozinho, o que para mim foi uma excelente notícia. "Ufa, desta parte já me safei!" Como esta ainda era uma fase de teste, optei por usar em simultâneo um penso de dia, só para ter a certeza de que não havia fugas... e não houve!
Mas durante a primeira utilização estava a magoar-me um pouco, por isso decidi cortar a patilha (tal como é aconselhado no folheto de instruções). Não sei se os riscos são visíveis na foto, mas cortei logo dois risquinhos e tentei arredondá-los o melhor que consegui (na foto a patilha ainda tem o tamanho original).
Na altura da remoção, a ansiedade era mais que muita: "Se isto agora não sai... quero ver...". Mas a verdade é que saiu e afinal nem é assim tão dramático. Basta contrair um pouco a zona pélvica para ser mais fácil de encontrar a patilha que fica mesmo ali "à entrada". Depois basta deslocar os dedos, lentamente, e apertar a base do copo para deixar sair o vácuo. De seguida, basta puxar pela patilha e... já está!
YAY!!! Consegui!!! O processo é tão fácil que não usei mais nada durante a menstruação.
Nesta fase, para mim, é inevitável fazer uma comparação com os tampões. Detesto usar tampões, só usava uma vez por semana para ir à hidroginástica e mesmo assim sentia-me super desconfortável, sempre com medo de me sujar. Nunca aconteceu, é verdade, mas no final da aula e depois de tomar duche, era normal sujar a toalha de banho. O facto de estar dentro de água, fazia com que o tampão (tamanho normal) saturasse mais depressa. Mas mais grave ainda, é que depois da remoção do tampão, ficava sempre com uma sensação de ardor que só passava no dia seguinte. Com o copo Lunette nunca tal me aconteceu! Embora à primeira vista seja maior, a verdade é que o material de que é feito (silicone macio), respeita completamente a anatomia, adaptando-se perfeitamente ao interior do corpo, não provocando alergias ou irritações.
No decorrer da menstruação basta passar o copo por água, mas antes da menstruação seguinte convém ferver o copo. Depois, basta guardá-lo no saquinho próprio (que é fornecido na embalagem) e... até ao mês que vem!
Já viram o quanto vou poupar? Acabaram-se os pensos e os tampões descartáveis cá em casa que, para além de serem um dos grandes flagelos ambientais, representam um agravamento no orçamento familiar mensal. O copo Lunette pode durar até 10 anos! Basta fazer as contas.
Gostaria de saber se alguma das meninas experimentou e se ficou rendida como eu!
Se tiverem questões quanto à minha experiência pessoal basta deixarem um comentário a este post, ao qual responderei logo que possível, de muito boa vontade.
Se tiverem dúvidas mais específicas podem consultar o
Facebook da Lunette.
Beijinhos
Rute