Desde 27 de Outubro de 2011

Awesome People!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lunette - Não é um bicho de sete cabeças

Olá, meninas!

Hoje vou contar-vos a minha experiência com Lunette. Como devem compreender, este é um relato de uma experiência muito íntima e pessoal, diferente de pessoa para pessoa.





Para quem não conhece, Lunette é um copo menstrual reutilizável e hipoalergénico que se utiliza em alternativa aos pensos higiénicos e aos tampões.

O primeiro passo é escolher o tamanho do copo. No meu caso, optei por escolher o tamanho 1 (o mais pequeno) ideal para quem tem pouco fluxo e que ainda não tenha tido parto vaginal.  Embora já tenha tido um parto normal, o meu canal é estreito, pelo que o tamanho 2 estava fora de questão.

Depois de receber o copo em casa, confesso, estava aterrorizada: "Ó meu deus, como é que eu ponho isto tudo lá dentro?" Pelo sim, pelo não, e segundo recomendação do folheto, "deixa-me lá comprar um lubrificante à base de água para o caso de haver dificuldade na introdução". Até sonhava com o processo durante o sono, acham normal??? E o mais assustador não era introduzi-lo, era não conseguir retirá-lo...

Enchi-me de coragem e disse para mim mesma "Vamos a isto!"
Casa de banho, copo menstrual e lubrificante à mão. "Deixa-me mas é já pôr lubrificante no copo para ser mais fácil". Uma coisa é certa, depois de encaixar o copo no orifício vaginal ele entra praticamente sozinho, o que para mim foi uma excelente notícia. "Ufa, desta parte já me safei!" Como esta ainda era uma fase de teste, optei por usar em simultâneo um penso de dia, só para ter a certeza de que não havia fugas... e não houve!

Mas durante a primeira utilização estava a magoar-me um pouco, por isso decidi cortar a patilha (tal como é aconselhado no folheto de instruções). Não sei se os riscos são visíveis  na foto, mas cortei logo dois risquinhos e tentei arredondá-los o melhor que consegui (na foto a patilha ainda tem o tamanho original).

Na altura da remoção, a ansiedade era mais que muita: "Se isto agora não sai... quero ver...".  Mas a verdade é que saiu e afinal nem é assim tão dramático. Basta contrair um pouco a zona pélvica para ser mais fácil de encontrar a patilha que fica mesmo ali "à entrada". Depois basta deslocar os dedos, lentamente, e apertar a base do copo para deixar sair o vácuo. De seguida, basta puxar pela patilha e... já está!

YAY!!! Consegui!!! O processo é tão fácil que não usei mais nada durante a menstruação.

Nesta fase, para mim, é inevitável fazer uma comparação com os tampões. Detesto usar tampões, só usava uma vez por semana para ir à hidroginástica e mesmo assim sentia-me super desconfortável, sempre com medo de me sujar. Nunca aconteceu, é verdade, mas no final da aula e depois de tomar duche, era normal sujar a toalha de banho. O facto de estar dentro de água, fazia com que o tampão (tamanho normal) saturasse mais depressa. Mas mais grave ainda, é que depois da remoção do tampão, ficava sempre com uma sensação de ardor que só passava no dia seguinte. Com o copo Lunette nunca tal me aconteceu! Embora à primeira vista seja maior, a verdade é que o material de que é feito (silicone macio), respeita completamente a anatomia, adaptando-se perfeitamente ao interior do corpo, não provocando alergias ou irritações.

No decorrer da menstruação basta passar o copo por água, mas antes da menstruação seguinte convém ferver o copo. Depois, basta guardá-lo no saquinho próprio (que é fornecido na embalagem) e... até ao mês que vem!

Já viram o quanto vou poupar? Acabaram-se os pensos e os tampões descartáveis cá em casa que, para além de serem um dos grandes flagelos ambientais, representam um agravamento no orçamento familiar mensal. O copo Lunette pode durar até 10 anos! Basta fazer as contas.

Gostaria de saber se alguma das meninas experimentou e se ficou rendida como eu!
Se tiverem questões quanto à minha experiência pessoal basta deixarem um comentário a este post, ao qual responderei logo que possível, de muito boa vontade.
Se tiverem dúvidas mais específicas podem consultar o Facebook da Lunette.

Beijinhos
Rute


        

14 comentários:

  1. Já conheço o copo ecológico algum tempo mas ainda não tive coragem para comprar. por norma uso sempre tampão, o meu medo é que caia, lol. Vou ficar a espera de mais opiniões( não é que eu duvide de ti amiga), porém ainda estou um pouco céptica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cair é coisa que não acontece, o copo fica retido por vácuo. Se ainda por cima usas sempre tampão vais notar uma diferença tããããoooo grande :D

      Jokas :*

      Eliminar
  2. O copo aumentou bastante a minha qualidade de vida! Uso há 2 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Eu só uso há 1 mês e não o troco por nada. Confesso que de início estava aterrorizada mas agora não pondero sequer usar outra coisa.

      Obrigada por partilhares a tua opinião :*

      Eliminar
  3. O tampão dá comichão porque o algodão de que é feito esta cheio de quimicos. Isso acontece me com a maioria das marcas mas não todas. Gostava muito de comprar um copito desses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O copo Lunette é 100% hipoalergénico e comichão é coisa que não acontece. Para mim usar tampões está completamente fora de questão e uso no Lunette na boa :)

      Eliminar
  4. Eu uso o copo praí à 2 anos.
    Sempre usei tampões por causa do conservatório de dança, e dava-me bem, mas agora com o copo é mil vezes melhor. Gosto muito.

    Mas eu não consigo não usar um penso diário... :( o meu fluxo não é muito, consigo usar o copo todo o dia e fica longe de cheio, e nunca tive filhos, como tal tenho o tamanho um.
    Não sei porque terei essas fugas... nunca cortei a patilha e por vezes não fica bem posto, tenho de o voltar a colocar... e nunca usei um lubrificante, se calhar ia facilitar a ele ficar mais bem colocado.

    Por vezes o que acontece é que ele fica ainda dobrado depois de o colocar e tenho de o virar várias vezes para ficar no formato suposto. Que lubrificante usas? Eu costumo passá-lo por água antes de colocá-lo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Quando coloco o copo, dobro-o ao meio e tento apertar a base o melhor que conseguir. A partir da altura que ele "encaixa", mesmo que ainda fique um pouquinho enrolado, acaba por ir ao lugar. Mas para isso, é necessário que deslize bem, que não prenda.

      Às vezes também o molho só com água, mas se por acaso estiver mais atrapalhada uso o lubrificantes à base de água - KY Jelly. Resulta bastante bem :)

      Espero ter ajudado.

      Beijinhos
      Rute

      Eliminar
    2. Olá, eu tenho o período muito irregular, que varia entre o pouco fluxo e o fluxo bastanet abundante... Nunca tive filhos. Será que o nível 1, me chegaria? O que acham? Muito obrigada :)
      Susana Teixeira

      Eliminar
  5. Olá, muito boa tarde.
    Antes de mais gostaria de agradecer a disponibilidade para tirar dúvidas e por partilhar a sua experiência. De facto, esta parece ser uma ideia fantástica e estou tentadíssima a experimentar. Contudo, tenho ainda algumas reticências que se prendem com o facto de me fazer alguma confusão o pensar dormir com o copo, uma vez que estamos numa posição horizontal e penso sempre que os fluídos andaram ali para a frente e para trás, o que deve ser disparatado, e por outro lado sou praticante de natação e fico insegura quando penso na sua utilização dentro de água, imagino sempre que irei ver o copo a boiar algures. Como tem sido a sua experiência neste aspeto? Se me puder ajudar a combater estas inseguranças eu ficaria agradecida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Este copo para quem pratica natação é fantástico. Não sai do sítio porque fica retido por vácuo. Até para o remover é preciso fazer alguma pressão porque não sai assim sem mais nem menos. ;)
      Quanto ao dormir, da mesma forma que os fluídos ficam retidos num penso higiénico, mesmo estando na horizontal, o mesmo acontece com o Lunette.
      É muito bom mesmo!

      Espero ter ajudado :)

      Beijinhos
      Rute

      Eliminar
  6. adorava experimentar, mas tenho fluxo intenso ....partos 2, mas de cesariana, pel oque nao deverá ter muita influencia, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em princípio o tamanho 2 será o mais adequado por causa do fluxo intenso, mas nada melhor do que falar com quem realmente sabe ;)
      Aqui respondem a todas as dúvidas https://www.facebook.com/lunette.portugal

      Beijinhos :*

      Eliminar
  7. Felizmente já recebi um, só falta mesmo o momento para que isso aconteça. estou ansiosa...

    ResponderEliminar

Etiquetas

Passatempos (8452) Descontos e Promoções (573) Hidratantes (468) alimentação (461) Vestuário (432) livros (362) bijuteria (353) Higiene (341) Amostras (337) Calçado (328) Cabelo (267) International Giveaways (264) Acessórios (234) Perfumes (224) Eletrodomésticos (206) Natal (175) Malas (168) Vales de Compras (168) Cozinha (159) Relógios (152) Cabazes (151) Parcerias (145) Infantil (142) Maquilhagem (132) Os nossos vencedores (126) Moda (125) Vales de Desconto (124) Hotel (120) Eventos (117) Desporto (108) Dia dos Namorados (108) Culinária (105) Limpeza (105) Bebidas (100) Vários (98) Viagens (95) Proteção Solar (94) Farmácia (91) Brinquedos (90) Cuidados Infantis (89) Ofertas (82) Smartphones (82) Opiniões (75) Dia da Mãe (70) Grátis (63) Coffrets (62) Vernizes (62) Decoração (60) Restaurantes (59) Doces (58) Cinema (53) Música (52) Sugestões (52) Jóias (49) Praia (49) I LIKE IT (44) Utensílios de Cozinha (42) Chocolates (41) Campanhas (40) Dia do Pai (40) Concertos (39) Regresso às Aulas (37) Emagrecer (36) Vouchers (35) material escolar (35) Material Fotográfico (34) Óculos (34) Tablet (33) Bikini (32) Ganha dinheiro (32) Depilação (31) Vestuário Infantil (31) Dia da Criança (29) Lingerie (28) Festivais (25) Passeios (25) iPad (25) Bolsas (24) Celulite (24) Estética (24) Experiências (24) Fotografia (24) Páscoa (24) Casa (23) Revista (23) Batons (22) Agendas (21) Clutch (20) Esfoliantes (20) SALDOS (20) Adelgaçantes (19) Artesanato (19) Produtos Naturais (19) iPhone (19) Experimentar Produtos (18) Informática (18) Jogos (18) Automóvel (17) Gomas (17) Gourmet (17) PC (17) Workshops (17) Animais de Estimação (16) Anti-Rugas (16) Mulher (16) Produtos Biológicos (16) Suplementos Alimentares (16) SPA (15) Merchandising (14) Telemóveis (14) cheques-oferta (14) Consolas (13) TODOS GANHAM (13) Teatro (13) Antestreias (12) Espetáculos (12) Família (12) Saúde Oral (12) Brindes (11) Chá (11) DVD (11) Ginásio (11) Jardim Zoológico (11) Sugestões de Natal (11) Fast Food (10) Ideias para Presentes (10) Lancheiras (10) Porta-Chaves (10) Solidariedade (10) Bicicleta (9) Necessaire (9) Unhas (9) Cabeleireiro (8) Máquina Fotográfica (8) Máquina de Barbear (8) Máquina de Café (8) Bem Estar (7) Bálsamo Labial (7) Caixas (7) Garrafas (7) Halloween (7) Joalharia (7) Lip Balm (7) Mobiliário (7) Ourivesaria (7) Supermercado (7) Futebol (6) Gelados (6) Imprensa (6) Auscultadores (5) Carnaval (5) Chapéu de Chuva (5) Filmes (5) Mamãs (5) Pins (5) Actividades Infantis (4) Cintos (4) Formas (4) Galochas (4) Massagem (4) Personal Shopping (4) PlayStation (4) Roupa de Cama (4) Vinhos (4) Carrinhos de Compras (3) Cápsulas de Café (3) Emprego (3) Molduras (3) Portátil (3) Rifas (3) TV (3) Tratamentos de Beleza (3) Velas (3) Assinaturas (2) Café (2) Candeeiros (2) Cartão Presente (2) Casamento (2) Chapéu (2) Colchão (2) Consultoria de Imagem (2) Copo Menstrual (2) DIY (2) Disco Rígido Externo (2) El Corte Inglés (2) Formação (2) Frigideiras (2) GPS (2) MP3 (2) Motos (2) iPod (2) Atividades Artísticas (1) Auriculares (1) Campismo (1) Chinelos (1) Conservas (1) Esoterismo (1) Espiritualidades (1) Galaxy S4 (1) Izidoro (1) Noivas (1) Prénatal (1) inquéritos (1)